Oliveira, Adriane Dall’ Acqua de Manual didático para utilização de música e imagens para o ensino de ciência e
biologia. / Adriane Dall’ Acqua de Oliveira. -- Ponta Grossa: [s.n.], 2010.
51 f. : il. ; 21 cm.
Acompanha: Dissertação de Mestrado - Músicas e imagens: recursos de mídia
como ferramenta para o ensino de ciências e biologia.
Orientador: Prof. Dr. Antonio Carlos de Francisco
Co-orientadora: Profa. Dra. Dalva Cassie Rocha
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa. Curso de
Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa, 2010.
1. Ciências – Ensino-aprendizagem. 2. Biologia – Ensino-aprendizagem. 3. Mídia
– Recursos tecnológicos. I. Francisco, Antonio Carlos de (Orient.). II. Rocha,
Dalva Cassie (Co-orient.). III. Universidade Tecnológica Federal do Paraná,
Campus Ponta Grossa. IV. Título.
MANUAL DIDÁTICO PARA UTILIZAÇÃO DE MÚSICA E IMAGENS PARA O ENSINO DE CIÊNCIA E BIOLOGIA
O objetivo do desse manual é elaborar um instrumento que auxiliará o professor na utilização de recursos tecnológicos de música e imagem como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem de Ciências e Biologia. Dentre os inúmeros recursos pedagógicos, o livro didático é amplamente utilizado pelo professor para despertar o interesse dos estudantes tanto no Ensino
Fundamental quanto no Ensino Médio, apesar de outros recursos serem introduzidos e utilizados ao longo dos anos, para facilitar o ensino-aprendizagem, o livro ainda é o mais utilizado. O apego aos livros mostra uma inversão de papéis no processo de ensino-aprendizagem, pois o livro pode tornar-se, em alguns casos, a única ferramenta de aprendizagem do professor. Outros recursos, muitas vezes são deixados de lado. Não se trata de uma crítica ao livro didático, apesar de que alguns livros didáticos não trazem discussões relacionadas à ciência, tecnologia e sociedade, dificultando que o professor desenvolva uma atividade em relação a essa abordagem, e sim ao mau uso deste por alguns professores, pois o livro poderia ser uma das alternativas para o ensino e não a única. O professor poderia aproveitar esses recursos e produzir materiais para a aprendizagem. Krasilchick (2005) descreveu diferentes tipos de aulas de laboratório que são utilizadas no ensino de Ciências com o intuito de permitir gradativos níveis de autonomia ao aluno. No entanto, em grande parte dos casos, as aulas de laboratório são predominantemente de demonstração, pois não há reflexão sobre o problema a ser investigado. Dessa forma, essa atividade que deveria ser uma ferramenta de construção de conhecimento torna-se ineficiente. Segundo Santos e Mortimer (2002) o processo de alfabetização científica se faz cada vez mais necessário e deve conduzir o cidadão a autonomia, partindo da informação e da reflexão sobre este conhecimento. Portanto, o papel do professor nesta interface ensino-aprendizagem deve ser amplo e para isso, ele precisa levar em conta todas as possibilidades e mídias para que a transmissão e assimilação do conhecimento sejam eficientes e para que a reflexão e a análise tornem-se atitudes cotidianas na vida do estudante. O acesso à informática disponibiliza recursos de mídia, como música e imagens, que podem também ser utilizados como ferramentas didáticas, visto que o cotidiano, principalmente dos jovens, é rico em som e imagem, cujos elementos tecnológicos e científicos poucas vezes são percebidos pelos alunos. A exploração de recursos didáticos que tenham esses elementos pode
proporcionar o aumento de conhecimento específico, além de aprendizagem cultural que também estimula a sensibilidade, a reflexão sobre valores, padrões e regras. Todos esses elementos, seja de laboratório ou de informática, foram agregados à escolarização para que o estudante entenda a ciência como um recurso de melhoria da qualidade de vida. A Ciência não se limita a espaços como laboratórios ele deveria circular na sociedade dialogando com o cotidiano dos cidadãos. A música é uma ação popular e cultural, que pode ser fonte de reflexão, comunicação e aprendizagem. No caso desta pesquisa, são investigados conhecimentos científicos presentes em músicas, uma das possibilidades de transposição do conhecimento científico. Como alternativa para ministrar aulas de biologia no ensino médio noturno, pois a maioria desses alunos já ingressou no mercado de trabalho e muitas vezes consideram cansativas as aulas tradicionais de quadro e giz, trabalhos pautados em principalmente em memorização, fórmulas e nomes científicos, não que isso não tenha relevância para o aprendizado e sim a maneira como está posta essa prática em algumas escolas, também dificultam o interesse destes sujeitos que muitas vezes, acabam evadindo-se da escola, surgiu à proposta de utilização da música e imagens como ferramentas no processo de aprendizagem, aliada as imagens. A música tem o caráter lúdico, portanto, pode estimular o estudo de forma agradável e pode ser utilizada como mais uma ferramenta didática porque atrai a atenção, permite a reflexão e estimula a análise, contribuindo para um aprendizado amplo e não apenas técnico do assunto abordado, as imagens são importantes para a fixação e associação de conteúdos e conceitos. A interação entre a música e imagem utilizando o computador pode propiciar a criação de materiais didáticos, como clips de músicas com fim educativo, isso não impede o uso de recursos como o livro didático, aulas práticas e sim complementa o conhecimento escolar. Interferir, criar condições à apropriação do conhecimento e sua participação efetiva na sociedade é papel fundamental do professor no processo pedagógico.Os investimentos nos últimos anos nas escolas públicas do Paraná, também incentivaram esta pesquisa. A aquisição de TV’s-Multimídia para todas as salas de aulas das escolas da Rede Estadual de Ensino, como mais um recurso didático aos professores, possibilitaram a reflexão da prática docente, bem como da metodologia adotada nas aulas.
Partindo deste pressuposto, devem-se aproximar os recursos tecnológicos para o ensino destas disciplinas, trazendo assim uma proposta de utilização de recursos de música e imagem como ferramenta de ensino-aprendizagem, aos alunos em geral, mas principalmente para aqueles que freqüentam o noturno, pois estes podem utilizar de recursos tecnológicos em seus empregos, mas não relacionam toda a ciência e tecnologia que está envolvida nesse processo. Além do mais, as músicas e imagens estão implicitamente ligadas ao seu cotidiano. Depois de um dia de trabalho estes recursos podem trazer além de diversão, descontração
e relaxamento o conhecimento científico, tão importante para a formação acadêmica destes estudantes trabalhadores. O ensino de Ciências e Biologia estão vinculados à relação teoria-prática, no entanto, com predomínio da teoria. Os professores tiveram sua formação acadêmica deficiente no que tange à construção de material didático e uso de recursos tecnológicos usando música e imagem.
O objetivo desse manual é elaborar um instrumento que auxilie o professor a utilizar-se de recursos tecnológicos de música e imagem como ferramenta no processo de aprendizagem propor uma metodologia que interaja com diferentes recursos didáticos, para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem de Ciências e Biologia. Utilizando de recursos tecnológicos (computadores, internet) músicas e imagens no processo de construção do conhecimento e ainda, descrevendo mecanismos para instrumentalizar docentes para o uso destes recursos; identificando termos técnicos e científicos nas letras das músicas e imagens cotidianas, como ferramenta de aprendizagem.
Fonte: ADRIANE DALL’ACQUA DE OLIVEIRA