Algumas escolas do Paraná estão usando novas ferramentas tecnológicas
para contribuir na formação dos estudantes. Entre elas, estão os blogs,
uma plataforma virtual que ajuda na complementação de conteúdos, na
interação e na troca de experiências entre os membros da comunidade
escolar, pais e amigos.
No Colégio Estadual Douradina, em Douradina, o projeto foi desenvolvido
na disciplina de língua portuguesa, do Programa Ensino Médio Inovador.
Primeiramente foi feita uma pesquisa
abrangente sobre diversos blogs de educação, depois os alunos estudaram
um tutorial sobre como lidar com a ferramenta e aprenderam tudo o que
era preciso para criar e manter um produto de qualidade.
“Esses jovens já têm bastante intimidade com a internet,
com redes sociais, mas agora tiveram a chance de usar esse conhecimento
para algo mais construtivo. Além disso, eles se entusiasmaram com
bastante dessa atividade”, disse a professora Dicléia Marques.
A estudante do 3º ano do ensino médio, Ariane Rodrigues Sabino, de 17
anos, achou a experiência bastante enriquecedora e útil para o futuro.
“Aprendemos a trabalhar com os meios de comunicação, aumentamos nosso
vocabulário, melhoramos nosso texto e temos até mais argumentos”, contou
a aluna.
Outro projeto que trouxe bons resultados para os alunos e comunidade
escolar foi o blog do Colégio Estadual Padre José Anchieta, em Telêmaco
Borba. A iniciativa surgiu como uma forma de reunir e divulgar as ações
do projeto “Paraná, num Brasil de Imigrantes”, que envolveu todos os
estudantes do colégio.
Os alunos do 9º ano do ensino fundamental foram os responsáveis postar
sobre o que as outras séries estavam produzindo durante o ano em relação
ao projeto. “Durante todo o ano fizemos diversas atividades sobre
cultura, etnia e imigração, como pesquisas, viagens, danças e
artesanatos. Isso envolveu a escola como um todo, entrosou os alunos
ainda mais, gerou visualizações de toda a comunidade escolar e
participação muito ativa dos alunos.”, conta a professora Rose Messias.
Para a aluna do 9º ano do ensino fundamental, Hadelly Pereira, 14 anos, o
blog foi uma maneira original de complementar de divulgar o trabalho
dos alunos. “Pudemos postar o que aprendemos e todos os acontecimentos
da Escola durante o ano”, contou.
O blog contou com o apoio da Coordenação Regional de Tecnologia
Educacional do Núcleo de Telêmaco Borba, que desenvolveu uma oficina
para apresentar esses recursos aos alunos, e foram ao colégio sempre que
necessário para orientá-los sobre a plataforma.
De acordo com a diretora de Políticas e Programas Educacionais da
Secretaria de Estado da Educação, Fernanda Scaciota, o blog e outras
plataformas podem contribuir amplamente com a aprendizagem desde que
sejam pensados de forma pedagógica e planejada. “É importante que o
professor orientador sempre adeque a ferramenta ao conteúdo e que a
equipe pedagógica da instituição de ensino acompanhe e oriente o
projeto. Com o cyberbulliyng, é fundamental que a família e a escola
acompanhem a utilização destas redes sociais, para evitar exposições
desnecessárias de informações pessoais”, afirmou Fernanda Scaciota.
Fonte: http://www.educacao.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=4101&tit=Escolas-usam-blogs-para-complementar-conteudo,%202012.